CASS-Unicamp no ISA 2023: Cooperação Sino-Brasileira à Margem da Sociologia Global
Passados dois anos, as reflexões trazidas pelo XX ISA Congresso Mundial continuam mais atuais do que nunca. O evento, realizado em Melbourne em 2023, consolidou debates cruciais sobre autoritarismo, juventude, desigualdades e justiça social — temas nos quais a cooperação entre CASS e Unicamp teve participação destacada.
O XX ISA World Congress of Sociology (2023), realizado em Melbourne, teve como tema “Resurgimento Autoritário: Desafios para Democracia, Justiça e Meio Ambiente”. Reuniu mais de 5.000 sociólogos de 120 países para discutir: crise democrática e desigualdades globais; impactos da pandemia e mudanças climáticas; diálogos Sul-Sul e epistemologias não ocidentais. E consolidou-se mais uma vez como o principal fórum de sociologia mundial, promovendo redes de pesquisa aplicada e com grande potencial para influenciar políticas públicas.
O Prof. Tom Dwyer, destacou-se como organizador da Sessão Integrativa 24 (“COVID-19 nos Países BRICS”), palestrante na Sessão de Ex-Presidentes da ISA (“Step by Step – ISA’s Last Quarter Century in Context”) e apresentador na seesão pré-congresso (“Perspectives from South America”). O professor mais uma vez exerceu um papel essencial para a integração da comunidade sociológica latino-americana e chinesa às instâncias da ISA. Sua liderança e comprometimento contribuíram para o sucesso do evento, especialmente na articulação com instituições brasileiras e na internacionalização do debate, viabilizando participações massivas da região e promovendo a internacionalização da sociologia latino-americana.
Por sua vez, a Profª Celi Scalon (UFRJ), organizadora brasileira do “Handbook of Sociology in BRIC countries”, atuou como membra do Comitê Executivo e do Executive Committee e do NALC (National Association Liaison Committee), exerceu papel de liderança como organizadora do painel “Brutalizing Authoritarianism” e também como debatedora no painel “Income Inequality, Class and Consumption” (ambos do RC28) e com participação de autores e pesquisadores de diversos países. Sua expertise institucional e acadêmica reforçou o protagonismo da sociologia latino-americana e viabilizou um espaço de diálogo entre diferentes tradições sociológicas
Paralelamente, a Profª Sharlene Swartz, coordenadora de RC34 (Sociologia da Juventude), uma “Presidential Session: The Sociology of Youth Today”, além de apresentar o trabalho “Epistepraxis: Youth Practices in the Global South” (RC34). Suas contribuições descentralizaram o debate acadêmico, amplificando vozes africanas e asiáticas e transformando a RC34 em plataforma para buscar conexões epistemológicas do Sul.
Já o Prof. GONG Shun coautorou o estudo “Not Spending ≠ Not Willing to Spend” (RC28), analisando consumo e políticas macroeconômicas na China, e apresentou no pré-congresso “Young People’s Fertility Intentions in Urban China”. Seus dados empíricos inéditos ofereceram insights valiosos para políticas sociais em contextos autoritários.
O Seminário China e América Latina
O seminário “Sociologia Comparada da Juventude na China e Brasil”, organizado pelo CASS-Unicamp Centro de Estudos sobre a China, como uma ação de pré-congresso da Sociedade Internacional de Sociologia, estabeleceu bases para colaborações duradoras.
O Prof. GONG Shun que co-autorou o estudo “Not Spending ≠ Not Willing to Spend” (RC28), analisando consumo e políticas macroeconômicas na China, apresentou no pré-congresso “Young People’s Fertility Intentions in Urban China”. Seus dados empíricos inéditos ofereceram insights valiosos para políticas sociais em contextos autoritários.
Enquanto os pesquisadores da CASS (Chinese Academy of Social Sciences) LI Chuang e XU Youjiangyu, exploraram subculturas juvenis chinesas e adaptação de estudantes rurais, inovando metodologicamente.
Os pesquisadores Gong Shun (IS-CASS), LI Chuang (IS-CASS) e Xu Youjiangyu (U-CASS) apresentaram pesquisas sobre fertilidade urbana, subculturas e educação na China, gerando comparações com o Brasil. Liderado pela professora Sharlene Swartz (HSRC, África do Sul), o debate contou também com o reforço de LI Chunling. A Profº LI Chunling, como comentarista, sintetizou diálogos entre a Ásia Oriental e América Latina, destacou desafios comuns da juventude em países emergentes, e traçou paralelos das pesquisas apresentadas com as contribuições dos Professiores Vivek (Mumbai University) e Jay Govender (África do Sul).
Conclusão
As participações reforçam o CASS-Unicamp como centro de excelência em estudos China-Brasil. O congresso demonstrou que colaborações transnacionais são respostas vitais aos ressurgimentos autoritários do século XXI, com contribuições que: não só descolonizam o saber, como também inovam metodologias e possuem imenso potencial de impactar políticas públicas. O programa do XX ISA World Congress pode ser acessado aqui e aqui:


